VISITA INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica ministra Aula Magna na Universidade da Força Aérea

Na oportunidade o Comandante visitou as instalações da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos
Publicada em: 05/04/2024 11:53
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

Na manhã dessa quinta-feira (04/04) o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou Aula Magna na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ). A palestra do Comandante destacou o comprometimento da Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando o panorama em que a Instituição se encontra, projetos e ações desenvolvidas, operações em andamento e já realizadas.

Em sua apresentação, o Comandante destacou uma frase do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho sobre a importância do trabalho em equipe. “Em toda minha vida profissional, jamais acreditei em messianismo, estrelismo, concentração do poder e do mérito em um só indivíduo. Sempre trabalhei em equipe. E se algum merecimento tenho, é o de ter sabido despertar em meus companheiros o entusiasmo, delegar-lhes autoridade com responsabilidade, exortá-los ao pleno uso de suas potencialidades e qualidades, em proveito do povo brasileiro”, referiu.

Estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB, 28 Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA), entre eles dois da Marinha do Brasil (MB), 79 Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM), 115 Oficiais-Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP), além de integrantes do Corpo docente e do efetivo da Instituição, Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e demais convidados.

Na oportunidade, o Comandante visitou também as instalações da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), acompanhado de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, Oficiais e Graduados-Master das Guarnições dos Afonsos e Galeão.

Inauguração CPEA

Também na quinta-feira, a ECEMAR realizou a inauguração do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA). O objetivo do curso é proporcionar ao Oficial-Aluno os conhecimentos necessários para poder atuar na Alta Administração do Comando da Aeronáutica, contribuindo com a formulação e com a condução das Políticas Aeroespacial e de Defesa Nacional, assim como no planejamento institucional e estratégico militar da Aeronáutica. 

O CPEA havia sido descontinuado no final de 2016 e, em setembro de 2021, foi criado, por determinação do Alto-Comando da Aeronáutica, um grupo de trabalho na ECEMAR visando sua reativação. Fruto das conclusões apresentadas, foi determinada a reativação a partir de 2024, com uma duração aproximada de seis meses, na modalidade presencial. Em razão dessa decisão, coube à ECEMAR realizar a reformulação dos conteúdos do curso e a modernização das instalações do prédio dedicado ao CPEA, o que foi alcançado com o apoio da Universidade da Força Aérea e da Diretoria de Ensino da Aeronáutica.

O Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, falou sobre as instalações. "Rogo que essas revitalizadas e modernizadas instalações sirvam de palco para os pensamentos estratégicos que aperfeiçoarão os rumos da nossa Força”, disse.

 

O Comandante da Aeronáutica, após o descerramento da placa alusiva ao evento, destacou a importância do CPEA para o desenvolvimento do pensamento crítico dos futuros Oficiais-Generais nos temas de níveis político e estratégico.

Ainda na oportunidade, o Comandante formalizou a parceria entre a ECEMAR e a Fundação Getulio Vargas (FGV) para a realização de MBA para o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

Fotos: UNIFA